O Campus Histórico
Histórico PDF Imprimir E-mail

foto-campus

O Câmpus Florianópolis-Continente (CTE) do IFSC foi criado em agosto de 2006, a partir da federalização da Escola Catarinense de Gastronomia e no contexto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Atuando predominantemente no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, o CTE nasceu comprometido com uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação cidadã dos sujeitos, assim como à melhoria dos serviços e atividades turísticas, de crescente importância na vida socioeconômica local e regional.

Para o/a estudante, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico e Tecnólogo, sempre no mesmo eixo, possibilita o desenvolvimento de um itinerário formativo indispensável à inserção e evolução socioprofissional. Para a Instituição, os itinerários formativos significam, também, otimização de recursos humanos e materiais.

Entre os cursos de curta duração ou FIC ofertados de acordo com a demanda e disponibilidade institucional, destacam-se: Espanhol e Inglês, Francês, Bartender, Informática, Treinamento de Manipuladores, Condutor Ambiental, Condutor Cultural, entre outros. No nível técnico são ofertados os cursos de Cozinha, Panificação, Confeitaria, Restaurante e Bar, Guia de Turismo e Eventos. Por fim, os cursos superiores de tecnologia em Gastronomia e Hotelaria. Para 2018 está a prevista a abertura do Curso Superior de tecnologia em Gestão em Turismo.

O CTE vem implementando projetos voltados à preparação para o trabalho com a elevação da escolaridade. São exemplos o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com a oferta anual do Curso PROEJA Técnico em Cozinha e em breve PROEJA Técnico em Panificação.

Como parte integrante da Assistência Estudantil do IFSC, há o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social, que oferta auxílio financeiro, em forma de pecúnia, para contribuir às necessidades dos/as estudantes em vulnerabilidade social, visando sua permanência e êxito acadêmico.

Atualmente o câmpus conta com um efetivo de aproximadamente 110 servidores/as, dentre técnico-administrativos e professores que atendem a um universo de aproximadamente 1000 alunos.