O Campus Gestão Ambiental
Gestão Ambiental PDF Imprimir E-mail

O IF-SC / Campus Florianópolis-Continente, escola que forma profissionais do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer comprometidos com questões sócio-ambientais, assume a responsabilidade da construção de uma cultura institucional para a inserção de critérios sócio-ambientais na administração pública local, promovendo a minimização dos impactos ambientais da Instituição através da implantação de medidas, processos e atividades pertinentes.

Objetivos e Metas

Objetivos ambientais são metas globais de desempenho, originárias da política ambiental e da avaliação de efeitos e impactos significativos, que uma organização estabelece para si própria.
São objetivos e metas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do IF-SC / Campus Florianópolis-Continente:

• 1. Reduzir a geração, separar e destinar adequadamente os resíduos sólidos, assim como aplicar o princípio 3Rs (Reduzir/Reutilizar/Reciclar) na gestão destes materiais:
  • Instituir um sistema de compostagem com os resíduos orgânicos, como forma de destinação adequada deste material e como instrumento de educação ambiental;
  • Destinar os resíduos recicláveis a associações legalmente estabelecidas de triagem e comercialização deste material;
  • Destinar adequadamente os resíduos considerados rejeitos para a coleta convencional de Florianópolis.

2. Reduzir o consumo de água e energia, através da educação ambiental e da implantação de procedimentos padrões e de estrutura física;

3. Destinar adequadamente os efluentes da instituição, garantindo seu tratamento prévio a sua disposição final;

4. Controlar e reduzir o consumo de matérias primas e insumos (materiais de escritório, de aulas práticas, etc);

5. Adquirir insumos e matérias primas em concordância com os princípios do consumo consciente, selecionando os materiais que apresentam um maior ciclo de vida e uma preocupação sócio-ambiental em seu processo produtivo;

6. Implementar medidas modelos em termos de consumo consciente, eficiência energética, tratamento de resíduos e sustentabilidade, com o intuito de fomentar sua difusão na formação profissional e na comunidade;

7. Conscientizar a comunidade interna da instituição (professores, servidores em geral, funcionários tercerizados e alunos) em prol da conservação ambiental e da sustentabilidade, assim como da adoção de medidas para esta finalidade;

8. Instituição do “Espaço Verde” (Horto/Horta didática) com intuito de oferecer à comunidade do Campus Florianópolis-Continente:

• um espaço de interação com a natureza;
  • uma “Sala Verde”, para a realização de aulas ao ar livre, assim como de ambientações;
  • conhecimento sobre espécies vegetais nativas e agronômicas – especialmente de uso na área gastronômica.

9. Formar profissionais com comprometimento sócio-ambiental, garantindo, no processo educativo, a presença de unidades curriculares que trabalhem a educação ambiental voltada ao setor;
10. Quantificar periodicamente a geração de resíduos e o consumo de matérias primas/insumos/energia, com intuito de verificar a eficiência das medidas ambientais executadas/propostas.

11. Oferecer à comunidade escolar e local (especialmente ao bairro de Coqueiros, em Florianópolis) projetos de extensão – divulgação de informações, palestras, atividades e serviços que visem à sensibilização e minimização dos impactos ambientais da população.

12. Garantir a segurança no trabalho/atividades da comunidade interna do IF-SC – Campus Florianópolis-Continente, propiciando a implementação de medidas, infraestrutura, respostas a emergências e treinamentos.