Representante do Instituto Politécnico do Porto visita IFSC e fala sobre possibilidade de parceria com Câmpus Florianópolis-Continente PDF Imprimir E-mail
Ter, 05 de Junho de 2018 10:21

visita carlos politecnico3A parceria entre o IFSC e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) vai completar 10 anos em 2019. É a parceria internacional do IFSC mais diversificada, a que mais desenvolveu projetos e que mais promoveu intercâmbio de estudantes.

Reunião com servidores do Câmpus Florianópolis – Continente e a assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel Matys Cardenuto | Foto: Carla Algeri

Na última semana, o ex-vice-reitor e professor coordenador principal do IPP, Carlos Ramos, esteve em Santa Catarina, onde participou da reunião do Conselho Superior (Consup) em Garopaba, palestra de abertura do Fórum de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (Fortei) e visita ao câmpus e Órion Parque em Lages, visita aos câmpus Tubarão e Florianópolis – Continente, além de visitas a pontos turísticos da Serra Catarinense e Florianópolis. Ramos conversou com servidores e alunos e falou sobre o estreitamento de laços e possibilidade de novas parcerias e projetos.

Na sexta-feira (19), Ramos visitou o Câmpus Florianópolis – Continente. Reuniu-se com servidores, conheceu as instalações e conversou com alunos. Segundo o diretor do câmpus, professor Caio Martini Monti, a intenção é firmar parceria para intercâmbio de alunos e servidores dos cursos das áreas de turismo e gastronomia, além do desenvolvimento de projetos em conjunto. Segundo Ramos, o IPP tem uma escola de Hotelaria e Turismo, que poderá receber alunos do IFSC para intercâmbio e estágio e, ainda, possibilidade de projetos de dupla titulação, intercâmbio de professores e outros projetos em conjunto.

Ramos elogiou a infraestrutura do Câmpus Florianópolis – Continente. Ele já havia visitado o local em 2012 e afirma que as instalações evoluíram bastante após a ampliação. Disse que o câmpus está muito bem equipado, com excelentes condições de ensino.

Parceria de sucesso

O IFSC foi o primeiro Instituto Federal brasileiro a firmar parceria com o IPP, em 2009. A primeira ação da parceria foi o intercâmbio por meio do programa Propicie, que até agora já enviou 106 alunos para o IPP, instituição que mais recebeu alunos do IFSC até agora, mais da metade dos intercambistas do programa. Atualmente, há 19 estudantes do IFSC realizando intercâmbio pelo Propicie no IPP e outros quatro fazendo dupla titulação.

“É uma parceria que tem tido muito sucesso porque permitiu que os alunos fossem para lá, e que devido a isso os professores de uma instituição e de outra entrassem em contato, e que depois surgissem projetos comuns entre as duas instituições”, destaca Ramos. Programas de pesquisa e internacionalização, como o Erasmus, são financiados pela União Europeia e têm o IFSC como participante a partir da parceria com o IPP. Eficiência energética, redes elétricas inteligentes e laboratório remoto são alguns dos principais exemplos.

Segundo Ramos, o relacionamento entre as duas instituições é muito forte. Em 2017, foi assinado acordo de dupla titulação em Engenharia Elétrica. Ou seja, o aluno de graduação pode fazer disciplinas e a dissertação na Europa e validar os créditos, recebendo os diplomas de graduação e de mestrado.

A assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel Matys Cardenuto, lembra que a parceria com o IPP é a mais diversificada mantida pelo IFSC, pois além do intercâmbio estudantil, engloba também intercâmbio de professores, dupla titulação e projetos de pesquisa em diversas áreas. Destaca também que o professor Carlos Ramos sempre esteve muito atento e disponível ao IFSC, inclusive recebendo muito bem os alunos da instituição em Portugal.

Há também alunos do IPP fazendo intercâmbio no Brasil, como estudantes de graduação em Engenharia Mecânica. Pesquisadores e professores portugueses também têm vindo ao Brasil para o desenvolvimento de projetos da União Europeia. “A mensagem clara que fica aqui é que a aposta na internacionalização e na mobilidade dos estudantes pode abrir a possibilidade de as instituições se conhecerem melhor e fazerem candidaturas a projetos, duplas titulações, e encontrarmos aqui um ecossistema que seja sustentável. Ou seja, que possamos fazer um aporte financeiro na internacionalização para irmos mais adiante, tendo a capacidade de buscar mais projetos e financiamento externo, seja da União Europeia, do governo português ou do Brasil, para concretizar uma série de iniciativas”, destaca.

A impressão sobre os alunos brasileiros de intercâmbio é bastante positiva. Segundo Ramos, a maioria dos alunos do IFSC em intercâmbio no IPP são de nível técnico. Eles trabalham em grupos de pesquisa em conjunto com estudantes de graduação, de mestrado ou doutorado, e têm um desempenho bastante satisfatório. “Temos experiência consolidada, com grupos que recebem alunos do IFSC todos os semestres. Estamos agora lá com 19 alunos, o maior número que tivemos em um semestre só. As coisas estão correndo muito bem e estamos muito satisfeitos e disponíveis para receber novos alunos do IFSC”.

visita carlos politecnico2

visita carlos politecnico1

Professor destacou que programa Propicie já levou 106 alunos do IFSC ao IPP | Foto: Carla Algeri

visita carlos politecnico4